Afinal, o que são cosméticos naturais?
São aqueles cuja formulação é composta por matérias primas naturais, que podem ser produtos vegetais ou minerais, e, de acordo com Relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), não podem conter aditivos químicos em sua composição. Além disso, segundo a Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD), eles não podem conter matérias-primas sintéticas ou semi-sintéticas nas formulações, com algumas exceções. Vale ressaltar que uma matéria prima natural não é necessariamente orgânica.
Considerado um cosmético natural, segundo a Ecocert, um produto que contém no mínimo 95% do conteúdo total das matérias-primas naturais. Os 5% restantes podem ser substâncias sintéticas ou orgânicas, exceto corantes, conservantes e fragrâncias sintéticas, derivados do propileno, amônia, silicone, dietanolamidas, derivados o petróleo e matérias geneticamente modificadas, testadas em animais ou provinda do sofrimento destes.
Quais são seus benefícios?
- Reduzem a exposição a componentes potencialmente prejudiciais à saúde, como parabenos, corantes e petrolatos;
- Reduzem os riscos de irritação na pele;
- Mais seguros para peles sensíveis;
- Contém componentes saudáveis para a pele como ácidos graxos essenciais, minerais e óleos ricos em nutrientes que podem nutri-la. Pode conter determinados componentes com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e reparadoras da pele;
- São seguros para uso após tratamentos faciais e procedimentos cosméticos;
- Aumentam o interesse do consumidor;
- Contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável;
Os cosméticos naturais estão conquistando um grande espaço no cenário atual, sendo uma forte tendência para os próximos anos. Se você possui interesse em expandir e investir em produtos sustentáveis com formulação natural, entre em contato com a gente!
Escrito por: Karine Santos